Jequié é um dos principais municípios da Bahia. Localizada a 365 quilômetros de Salvador, a cidade fica em uma posição estratégica no sudoeste do Estado. Com quase 160 mil habitantes, tem a pecuária e a agricultura como base de sua economia. É lá também que a BAMIN mantem uma de suas bases no interior e será um dos municípios que vão receber os trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1).
Nos últimos anos, a cidade vem registrando importantes avanços em diversas frentes, desde a Saúde com o Hospital Geral Prado Valadares, que se tornou referência para aproximadamente 30 municípios da região, até a Cultura, com a consolidação da Festa de São João do município entre os maiores eventos do Estado. Porém, no momento, as atenções dos jequieenses estão quase todas voltadas para a Associação Desportiva Jequié.
Trata-se do time de futebol da cidade, que chegou às semifinais do Campeonato Baiano deste ano e vai encarar o Bahia. Independentemente do que acontecer no confronto contra o tradicional clube da capital, o Jequié já fez história. Para alcançar essa fase da competição, terminou a classificatória na quarta posição geral, somando 14 pontos em 9 jogos disputados. Também quebrou o tabu e venceu a dupla BAVI pela primeira vez: 1 a 0 contra o Bahia em plena Fonte Nova, e repetiu o placar contra o Vitória dentro de seus domínios, para alegria de sua torcida, que costuma lotar o Estádio Municipal Waldomiro Borges, o Waldomirão.