BAMIN reforça a importância do exemplo da liderança para a prevenção de acidentes

No dia 27 de julho de 1972 foram publicadas no Brasil as Portarias nº 3.236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a nº 3237, tornando obrigatório o oferecimento dos serviços de medicina e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 funcionários. Estes marcos tornaram o nosso país pioneiro na legislação sobre o tema e o dia ficou conhecido como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Mais do que uma celebração, é preciso manter constante o alerta entre empregados, empregadores, governos e sociedade sobre a adequada gestão de riscos para evitar acidentes e doenças ocupacionais em todos os setores produtivos. A BAMIN acredita que priorizar a segurança e a saúde é uma atitude de cuidado com o bem-estar integral das pessoas e que uma cultura de segurança forte começa pelo exemplo da liderança. Por isso, a companhia tem investido na presença de gestores técnicos, heads de área e diretores no chamado Comitê de Segurança do Trabalho, que acompanha as principais atividades em campo por meio de inspeções e verificações constantes.

Outro reforço no sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional da BAMIN são os Workshops de SSO, eventos que mobilizam a alta liderança tanto da empresa quanto das parceiras contratadas na implantação do projeto integrado. Durante os encontros, são compartilhados resultados e boas práticas para discussão e resolução rápida dos pontos de atenção e ocorrências nas obras. O SSO BAMIN também mantém um planejamento de campanhas corporativas e de campo que dá suporte na disseminação de conhecimento e conscientização das pessoas para um comportamento preventivo e seguro. Além dos temas oficiais, também são discutidas mensalmente a importância do cumprimento das regras de ouro, as 12 atitudes fundamentais para garantir uma jornada de trabalho segura.

Todas essas iniciativas tem se refletido em resultados positivos no comportamento diário das pessoas: “Um ambiente de trabalho saudável e produtivo também deve ser rigoroso quanto aos padrões de segurança. Nosso compromisso com entregas de excelência só faz sentido se garantirmos a saúde e a segurança dos profissionais que confiam em nós desde a mina, passando pela ferrovia, até o porto”, comenta Alexandre Umemura, Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo