BAMIN capacita educadores de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida

Retorno do Projeto Pedrinha de Ferro visa formação de agentes de transformação ambiental

(Foto: Divulgação)

A BAMIN, em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, promove o Projeto Pedrinha de Ferro, iniciativa que busca fortalecer a consciência ambiental nas escolas da rede pública de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida. Com o objetivo de capacitar educadores e formar jovens agentes de transformação, o projeto integra práticas de cidadania e sustentabilidade ao currículo escolar.

Em um grande encontro  realizado nos dias 27 e 28 de setembro na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, educadores participantes do projeto se reuniram para apresentar metodologias e ferramentas do Pedrinha de Ferro. O evento incluiu rodas de conversa sobre educação ambiental e pedagogia de projetos, conduzidas por especialistas como Sidnei Benedito Barros e Ginaldo Cardoso de Araújo.

BAMIN, Casa Anísio Teixeira e os palestrantes Ginaldo Cardoso e Rogério Soares (Foto: Divulgação)

A coordenadora de relacionamento com comunidades da BAMIN, Ana Paula Dias, reforçou a importância do projeto durante o encontro realizado em Caetité. Ela destacou o compromisso da BAMIN em promover a educação ambiental como parte da estratégia para integrar a comunidade local no processo de transformação, incentivando práticas sustentáveis que perdurem para além do contexto escolar.

“Nosso objetivo é garantir que as futuras gerações compreendam a importância de preservar o meio ambiente e saibam como agir de maneira sustentável. O Pedrinha de Ferro é uma ferramenta fundamental para isso, pois capacita professores e alunos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.”, conclui Ana Paula.

Desde sua primeira fase, entre 2009 e 2011, o Pedrinha de Ferro já capacitou 189 educadores e envolveu diretamente 1.497 alunos, ampliando o alcance da educação ambiental nas escolas. Reformulado em 2024, o projeto agora permite que as atividades sejam adaptadas às realidades locais, com a inserção de novas metodologias e ferramentas de ensino.

Geise Gomes, ex aluna e hoje professora da Escola Antero Alves de Oliveira, em Guirapá, conversa com a equipe CIEDS/BAMIN  (Foto: Divulgação)

Nesta nova etapa, 59 educadores participaram de oficinas de capacitação que incluíram vídeo, fotografia, teatro e contação de histórias, aplicando o conhecimento adquirido em atividades práticas com os alunos. O projeto abrange temas como o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento de projetos sustentáveis, fundamentais para a região que abriga a Mina Pedra de Ferro.

Geise Kelly Neves Gomes, professora na Escola Antero Alves de Oliveira, em Pindaí, foi uma das alunas que participaram do Pedrinha de Ferro em sua fase inicial e hoje aplica o que aprendeu no passado como educadora. Ela destaca a metodologia ativa do projeto, que desperta a curiosidade e promove o protagonismo dos alunos, incentivando-os a refletir criticamente sobre o meio ambiente e suas responsabilidades como cidadãos.

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