O cuidado integral com a saúde e a segurança das pessoas é o nosso principal Valor na BAMIN. E, ainda que sempre estejamos falando sobre o assunto por meio das ações de diálogo e conscientização junto aos times e comunidades vizinhas, mensalmente, as campanhas do calendário de Saúde e Segurança ocupacional nos levam a refletir sobre diferentes e importantes temas.
Em outubro e novembro, a saúde da mulher e a saúde do homem entram em foco para nos lembrar da avaliação médica anual capaz de detectar o câncer (de mama, do colo do útero e de próstata) de forma precoce, o que aumenta significativamente as chances de cura.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre pessoas com próstata, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão:
– Dificuldade para urinar;
– Sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro
– Diminuição do jato de urina
– Dores na região pélvica;
– Presença de sangue na urina ou no sêmen
Exames simples, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, são rápidos e eficientes para detectar alterações na próstata. Vale lembrar que o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas iniciais, e é por isso que o diagnóstico precoce faz tanta diferença, aumentando em até 90% as chances de cura.
A atitude de buscar atendimento e tirar todas as dúvidas faz toda a diferença, por isso, sempre é tempo de se cuidar e incentivar alguém a cuidar da saúde!