BAMIN leva sustentabilidade e desenvolvimento para comunidade do Valão com projeto de Agroindústria do Cacau

A ação da Agroindústria do Cacau, uma iniciativa da BAMIN para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva do cacau, chegou à comunidade do Valão pela primeira vez. Com a participação de 13 produtores locais, a ação teve início com uma visita técnica realizada por um engenheiro agrônomo, que identificou e avaliou o plantio de cacau na região para definir o formato da assessoria mais adequado à comunidade. No último dia 1º/11, a comunidade participou da oficina técnica.

O principal foco da ação foi a orientação técnica para o manejo do cacau, com o objetivo de capacitar os produtores para melhorar a qualidade da produção. Na orientação, realizada em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS), os participantes puderam conhecer mais sobre técnicas de poda, orientações sobre as principais doenças que afetam a produção de cacau, processos de roçagem e cuidados na área de produção, além de questões envolvendo colheita, oferta de mercado e gestão.

“Esse é projeto fundamental para o desenvolvimento da cacauicultura na Bahia. Levamos conhecimento técnico e prático para os produtores, com o objetivo de fortalecer a produção, melhorar a qualidade do cacau e gerar renda para as comunidades de Ilhéus e região. Nós acreditamos que, ao investir na capacitação dos produtores, estamos contribuindo para a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau e para o desenvolvimento econômico e social da região”, explica Marcelo Dutra, Gerente de Sustentabilidade da BAMIN.

A capacitação já aconteceu na comunidade de Itariri e, agora, no Valão. Até o final de novembro, Lava-Pés e Bom Gosto também receberão assessorias. Em 2023, a ação foi realizada nas comunidades de Cabroeira, Castelo Novo, Itariri, Lava-Pés e Sambaituba, todas em Ilhéus.

Este projeto é realizado em atendimento à condicionante “Programa de Apoio ao Empreendedorismo” da Licença ambiental exigida pelo IBAMA: Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA – Projeto do Empreendimento Porto Sul, Processo IBAMA n.º 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020 e Processo INEMA nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023.

Compartilhe

Pular para o conteúdo