A produção de doces e bolos natalinos para empreendedores no final do ano representa uma ótima oportunidade de geração de trabalho e renda para milhares de pessoas. Com o objetivo de promover a geração de emprego e renda, a BAMIN realizou uma oficina de confeitaria de receitas natalinas e biscoitos confeitados com mulheres da comunidade de Sambaituba, em Ilhéus. A ação, realizada por meio do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (PAE) no dia 16 de novembro, reuniu 30 mulheres.
Entre as vantagens de produzir esses produtos nesta época do ano estão a boa margem de lucro, especialmente se os produtos são artesanais e de qualidade, além da possibilidade de começar com baixo investimento, utilizando utensílios domésticos e ingredientes acessíveis. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS).
“Esse tipo de oficina é importante porque dá oportunidade de aprendizado para pessoas que querem garantir uma renda extra, mas muitas vezes não podem pagar por um curso em uma escola”, afirmou Surama Abe, facilitadora do curso na comunidade.
Formada em confeitaria e panificação, Surama falou ainda sobre a iniciativa, que integra o projeto Elas Podem Mais, e sobre a sua participação nos programas. “Eu já participei dos programas e sei como é fundamental esse apoio. Nesse tipo de oficina, aprendemos muito além da técnica com o alimento. Vemos desde receitas a estratégias de precificação e de vendas. Fiquei muito honrada pela oportunidade de ensinar e aprender demais”
Para o coordenador de relacionamento com comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub esse projeto é uma referência para todos. “Através dele é possível garantir uma formação técnica adequada, além de orientação sobre todos os outros aspectos que estão envolvidos nesse processo de venda. Nós consideramos que o mais importante, também, é a transformação de vida para todas as mulheres que participam da ação”, comentou.