“As portas da experiência”: um projeto criado por jovens para os jovens

Iniciativa vencedora do Lote 2 no projeto Trilhos do Desenvolvimento orienta jovens no ingresso ao mercado de trabalho

Os eventos de prototipação do “Trilhos do Desenvolvimento” seguem a todo vapor. Nesta fase, os grupos vencedores contam com suporte técnico e aporte financeiro da BAMIN para viabilizar a estruturação e os testes das ideias.

No dia 6 de fevereiro, a Associação Cidade Nova, em Jequié, sediou a apresentação do projeto “As portas da experiência”, vencedor do Lote 2, reunindo mais de 40 pessoas. A iniciativa busca qualificar jovens para o mercado de trabalho, oferecendo oficinas práticas, palestras e mentorias sobre comunicação, networking, elaboração de currículos e empreendedorismo.

“Um dos nossos objetivos é proporcionar experiências que ajudem os jovens a entender como elaborar um currículo, se portar em entrevistas e identificar caminhos para alcançar suas metas profissionais. Acreditamos que esse conhecimento pode abrir portas importantes para o futuro deles”, afirmou Carolina Mendes Limeira, integrante do grupo idealizador.

Ela também destacou a participação ativa dos jovens e a troca de experiência durante o evento. “Foi um momento enriquecedor porque, além das palestras e das dicas práticas, pudemos ouvir as dúvidas e os desafios enfrentados por cada um. Queremos que eles sintam que há oportunidades e que, com esforço e preparação, podem alcançar o que desejam”, acrescentou Carolina.

O “Trilhos do Desenvolvimento” reforça o compromisso da BAMIN com os desafios socioeconômicos das regiões por onde passará o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1).  Marcelo Dultra, Gerente Geral de Sustentabilidade da BAMIN, destacou a importância do projeto vencedor do Lote 2. “Capacitar os jovens e oferecer suporte para que permaneçam e se desenvolvam em suas cidades contribui diretamente para um resultado econômico e social positivo na região. Ao investir nesses talentos, estamos ajudando a construir um futuro mais promissor e sustentável para todos”, afirmou.

Sobre o Trilhos do Desenvolvimento

O Trilhos do Desenvolvimento é um projeto da BAMIN que tem como principal objetivo engajar jovens das cidades ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios socioambientais locais. Divididos entre os quatro lotes por onde a ferrovia irá passar, representados pelas cidades de Caetité, Jequié, Tanhaçu e Uruçuca, o Trilhos do Desenvolvimento oferece mentorias, palestras e ferramentas para que os participantes identifiquem problemas de suas comunidades e proponham iniciativas que gerem resultados positivos em suas comunidades. Com temas que vão desde a cadeia produtiva do cacau até a escassez de água, o Trilhos do Desenvolvimento busca fortalecer o protagonismo juvenil e promover mudanças sustentáveis nas regiões participantes.

Este projeto é realizado em atendimento à condicionante “Programa de Educação Ambiental” da licença ambiental federal do empreendimento Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL-1) – Processo Administrativo de número 0200.1021803/2021-56, conduzido pelo IBAMA.

Compartilhe

Pular para o conteúdo