Em homenagem ao Dia da Mulher, em 8 de março, foi realizada uma edição especial da tradicional Feira Rua Viva de Ilhéus, com o tema Viva Elas. Na ocasião, seis empreendedoras assessoradas pelo Programa de Apoio ao Empreendedorismo (PAE) da BAMIN apresentaram e comercializaram os seus produtos na estrutura montada na Praça Ruy Barbosa, no Centro da cidade. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, destacando a força e a representatividade das mulheres.
As seis expositoras participam da Ação Assessoria a Suporte para empreendedores e associações do Programa de Apoio ao Empreendedorismo (PAE), que tem como objetivo oferecer suporte técnico e financeiro, com foco prioritário em mulheres empreendedoras da Área do Entorno do Empreendimento (AEE). A iniciativa busca promover o crescimento sustentável, por meio de estratégias eficazes e participação em espaços colaborativos, como feiras e eventos. Dessa forma, garante visibilidade e fortalece redes de negócios. A ação fomenta a cooperação e a troca de conhecimentos, criando uma rede de colaboração que estimula o crescimento coletivo e o desenvolvimento contínuo.
Para o coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub, o evento foi uma verdadeira vitrine da força e da criatividade feminina, reunindo talentos do artesanato e da gastronomia das comunidades da AEE. “Cada produto exposto carregou não apenas qualidade e originalidade, mas também a dedicação dessas mulheres que, com o apoio e assessoria do PAE, fortalecem seus negócios e impulsionam a economia sustentável. A Feira foi mais do que uma oportunidade de vendas: foi um espaço de valorização, conexão e empoderamento, mostrando o impacto positivo do empreendedorismo feminino”, avaliou.
A realização da ação é uma medida de compensação, exigida como condicionante do licenciamento ambiental do Projeto Integrado da BAMIN, conforme regulamentação ambiental vigente. Projeto do Empreendimento Porto Sul registro nº02001.003031/2009-84 – Licença de Instalação nº 1362/2020, gerenciada pelo IBAMA.