Com o olhar voltado para o fortalecimento das redes de proteção social, a BAMIN, em parceria com o Instituto Aliança, ampliou em 2025 o alcance do Programa Viva Cidadania nos municípios de Caetité e Pindaí. A iniciativa atua desde 2009 na prevenção e enfrentamento às violências contra crianças, adolescentes, jovens e mulheres por meio de formações, oficinas e ações articuladas com os serviços públicos locais. Recentemente, o programa promoveu oficinas educativas para 70 adolescentes das redes públicas de ensino, abordando temas sensíveis como violência sexual e trabalho infantil de forma cuidadosa, interativa e acessível.
As atividades – realizadas entre os dias 8 e 12 de abril em Pindaí e desde a última terça-feira (22) até esta sexta-feira (25) em Caetité – consistiram em rodas de conversa e dinâmicas participativas. Os adolescentes demonstraram grande envolvimento, contribuindo com reflexões, relatos e perguntas, o que tornou o ambiente de aprendizagem ainda mais enriquecedor.
Em Caetité, as ações também incluíram a Formação para o Cuidado de Crianças e Adolescentes que fazem uso de álcool e outras drogas, reunindo profissionais de diversas áreas, como saúde, assistência social e educação. Estiveram presentes agentes comunitários, farmacêuticos, advogados e representantes de instituições como CREAS, CRAS, CAPS e Conselho Tutelar. Outro destaque foi a realização de entrevistas com 12 representantes de entidades estratégicas para subsidiar a construção do Diagnóstico Situacional do município.
Para o Secretário de Desenvolvimento Social de Caetité, Paulo Henrique Nascimento, o Programa Viva Cidadania é fundamental para o desenvolvimento da equipe técnica do município, criando vínculos afetivos. “Quando uma empresa da dimensão da BAMIN entra no município e faz o que fez, da maneira como fez, através desse programa, a gente leva todo esse aprendizado para a vida. Eu entrei como técnico, me dispus a aprender, aprendendo muito, e hoje estou replicando esse conhecimento. O meu processo de evolução profissional perpassa pelos profissionais que passaram pelo Viva Cidadania. Não é todo lugar que tem a oportunidade de ter formações com profissionais competentes, que sabem bem o que estão falando, e nós tivemos esse privilégio aqui em Caetité”, avalia.
Em Pindaí, a atuação do programa foi reforçada com a recomposição do Comitê Intersetorial de Gestão Colegiada da Rede de Proteção Social. Retomaram-se também os atendimentos de apoio técnico ao Conselho Tutelar para lidar com casos complexos. O compromisso do município com a proteção social se fortaleceu com a aprovação de duas resoluções pelo Conselho Municipal de Assistência Social. A primeira autoriza a implantação do CREAS no município, ampliando o atendimento especializado. A segunda viabiliza a adesão ao cofinanciamento estadual para garantir o Benefício Eventual Aluguel Social, destinado a mulheres em situação de violência, consolidando mais um passo na construção de uma rede de apoio eficiente e humanizada.
“Sou muito grata ao Instituto e ao programa, que têm beneficiado profissionais da educação, saúde, esporte, assistência social e outros mais. As formações oferecidas são essenciais e suprem carências do município. Essa parceria tem impactado positivamente jovens, adolescentes, profissionais do Conselho Tutelar, CRAS, educação e ação social do nosso município, que, apesar de pequeno, tem grandes demandas”, declara Elídes Silva, funcionária pública da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pindaí.
A Secretaria de Assistência e Ação Social e o Conselho Tutelar de Pindaí agradeceram à BAMIN pela realização do programa no município, reforçaram a importância de iniciativas como essa para a construção de uma juventude mais consciente, informada e engajada na defesa de seus direitos. Os órgãos também destacaram o potencial transformador da oficina, considerando que esses jovens poderão, no futuro, atuar como multiplicadores das informações recebidas.
Por fim, é importante destacar que a experiência foi reconhecida como um marco relevante no fortalecimento da rede de proteção local e na formação pessoal, social e cidadã dos adolescentes participantes. Através dessas ações, os municípios de Caetité e Pindaí seguem avançando na construção de políticas públicas mais efetivas para prevenção e combate às violências, garantindo mais segurança e dignidade para a população.
Sobre o Viva Cidadania: O Viva Cidadania, vinculado à LI do Projeto Pedra de Ferro – Portarias nº 17.973/2019 – LXXII e I da LO – Portaria nº 22.057/2020 – INEMA, é uma iniciativa da BAMIN, executada pelo Instituto Aliança em parceria com as prefeituras e com certificação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O programa visa a desenvolver ações de atualização do diagnóstico sobre a situação de crianças, adolescentes e mulheres nos municípios de influência da BAMIN, capacitar profissionais das Redes de Proteção para a implementação da Lei 13.431/17 e fornecer assistência técnica para a correta identificação, atendimento e encaminhamento de casos de violação de direitos.