Estimular a consciência ambiental e formar jovens agentes capazes de promover ações de transformação. Com esse objetivo, a BAMIN e a Fundação Anísio Teixeira realizam, na região de Caetité, o Projeto Pedrinha de Ferro. A iniciativa teve a primeira edição em 2009, e, em 2025, está sendo atualizada nas escolas, com uma nova versão estruturada para atender, de forma individualizada, cada uma das 12 instituições de ensino participantes.
O público-alvo do Pedrinha de Ferro é formado por professores, coordenadores pedagógicos e alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental I das unidades escolares selecionadas pelas redes municipais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida. Nas escolas, os alunos têm a oportunidade de investigar e refletir sobre o ambiente em que vivem, desenvolvendo competências por meio da reflexão e do estímulo à capacidade prática de enfrentar questões que identificam e escolhem.
Nesse sentido, o projeto prevê ações voltadas aos alunos das redes municipais de ensino organizadas em três eixos interdependentes e complementares: Meio Ambiente e o Mundo; Cidadania e Ética Ambiental; e Projetos de Sustentabilidade. Para tanto, é dividido em duas etapas. Na primeira, são realizadas oficinas de capacitação voltadas a vídeo e fotografia; e sobre fundamentos de teatro e contação de histórias, além de encontro para discussão da nova metodologia do projeto para os educadores participantes. Já na segunda fase, atividades presenciais são desenvolvidas junto aos alunos para estimular a consciência ambiental, como oficinas, elaboração e desenvolvimento de projetos.
“O Pedrinha de Ferro é um projeto muito rico, que promove o desenvolvimento integral do indivíduo, em uma perspectiva anisiana, utilizando recursos artísticos e culturais para estimular naturalmente a consciência ambiental entre os participantes”, explicou a psicóloga Maria Auxiliadora Ledo, diretora geral da Casa Anísio Teixeira, instituição vinculada à Fundação
Nova versão
Nos três primeiros anos de sua realização – de 2009 a 2011 –, o Pedrinha de Ferro engajou 189 profissionais, entre professores, diretores e coordenadores, atendendo a 13 escolas da região. No mesmo período, foram beneficiados cerca de 1.500 estudantes. No ano passado, o projeto passou por uma reavaliação, ganhando uma nova versão para que educadores capacitados possam aplicá-lo em 2025 de forma individualizada, adaptando-o aos seus cronogramas internos. Além disso, esses agentes da educação contribuem ativamente para a construção e validação das metodologias durante o encontro entre os profissionais de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida.
“Esse é o nosso compromisso com a melhoria contínua de nossos projetos, buscando sempre criar um espaço que considere as particularidades de cada território”, afirmou a coordenadora de Relacionamento com Comunidade da BAMIN, Ana Paula Dias.
As escolas participantes também receberão planos de aula e a websérie “As Férias de Pedrinho”, projetada para apoiar ações pedagógicas com foco na educação ambiental. A história acompanha Pedrinho, um menino tecnológico que, ao passar um tempo no sítio da avó Tita, longe do mundo digital, descobre um novo estilo de vida e se torna defensor da natureza. A websérie é organizada em três eixos pedagógicos: Meio Ambiente e o Mundo, Cidadania e Ética Ambiental e Projetos de Sustentabilidade.
Para a professora Geise Kelly Gomes, o Pedrinha de Ferro é um importante agregador para o desenvolvimento da capacidade crítica dos jovens. “Acredito que o projeto tem muito a contribuir, através do despertar da curiosidade, do instigar a participação do aluno”, afirmou a educadora. Atualmente lecionando na escola Antero Alves de Oliveira, em Guirapá, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com idades entre 10 e 14 anos, Geise já conhecia o projeto desde as suas primeiras edições, quando participou ainda como estudante. “É uma metodologia ativa, que viabiliza muito isso, em especial o teatro, que foi uma das vivências que eu tive enquanto aluna e que acredito que também há de contribuir muito agora, enquanto professora, para exercer com os meus alunos”, concluiu.
Pedrinha de Ferro – Esta atividade faz parte de condicionantes ambientais estabelecidos pelo INEMA da LI – Portaria nº 17.973/2019 – LXVII/LXXII e LO – Portaria nº 22.057/2020 – I, na área de abrangência do Projeto Pedra de Ferro.