A BAMIN realizou na manhã da última quinta-feira (3) mais uma ação de Assessoria Técnica para Agroindústria do Cacau, na região de Ilhéus. Vinte pessoas, , entre empreendedores assessorados pela Incubadora Social Porto Sul e produtores rurais das comunidades do Bom-Gosto, Valão e Itariri, visitaram a fábrica da Mendoá Chocolates, na Fazenda Riachuelo. Na ocasião, os visitantes conheceram as instalações, observando o sistema da cabruca, o controle de pragas, o processo de fermentação e secagem das amêndoas empregados na produção de cacau fino da Mendoá.
A Assessoria Técnica para Agroindústria do Cacau está vinculada ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo da BAMIN. Desde a sua implementação em 2024, são realizadas ações de forma colaborativa, com foco na troca de conhecimentos e na interação com as práticas dos participantes. Os principais eixos temáticos da assessoria são a exploração de técnicas avançadas de plantio, manejo e colheita, visando otimizar tanto a produção quanto a qualidade do cacau.
Além disso, a assessoria busca capacitar os produtores rurais em métodos eficientes de beneficiamento, com o propósito de gerar subprodutos que agreguem valor à colheita e ampliem as opções de comercialização. A iniciativa também se dedica a estabelecer parcerias estratégicas, promover uma logística eficiente e incentivar ações de comercialização, oferecendo uma abordagem integrada para fortalecer a economia local.
“As ações de Assessoria Técnica para Agroindústria do Cacau fortalecem as competências individuais dos participantes, da mesma forma que fomenta a sustentabilidade nas comunidades produtoras de cacau, garantindo eficiência operacional e prosperidade econômica”, concluiu o coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub.
Para o produtor Ailton Bevenuto, a visita à fábrica da Mendoá foi de grande importância por permitir o entendimento de como uma pequena empresa deve entrar no mercado. “Aprendi muito sobre como a fábrica funciona, sobre o cultivo do cacau, a forma de embalagem e apresentação do produto na prateleira”, contou o agricultor.
Este projeto é realizado em atendimento à condicionante do Projeto Integrado da BAMIN da Licença ambiental exigida pelo IBAMA: Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA – Projeto do Empreendimento Porto Sul, registro IBAMA n.º 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020 e registro INEMA nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023.