A BAMIN promoveu na última quinta-feira, 27, o encontro “Feminino em Foco – Diálogos, Direitos, Força e Transformação”, na Igreja da Assembleia de Deus Aritaguá, em Ilhéus. Na ocasião, 25 mulheres do Subprograma de Reassentamento Rural participaram de uma roda de conversa com a psicóloga Liliane Gil, sobre formas de identificação e combate à violência doméstica. Também esteve em pauta o combate à exploração sexual infantil, além de temas relacionados à autoestima, autocuidado e reflexões de cada uma das participantes sobre suas próprias jornadas.
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a construção do Mapa da Vida, onde as participantes compartilharam as suas histórias, fortalecendo laços e promovendo um olhar mais atento para as suas trajetórias. Também foi realizada a dinâmica Mindfulness, com técnicas para o exercício da atenção plena na execução das atividades, ajudando a reforçar a importância do bem-estar e do autoconhecimento. A supervisora técnica de Diálogo Social do CIEDS, Giselle da Hora, também palestrou no evento sobre prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para Roseli Alves dos Santos, o encontro foi importante por permitir a união de mulheres, gerando uma poderosa rede de apoio. “Nos sentimos confortadas, com esse momento gratuito, com uma psicóloga que normalmente a maioria aqui não tem acesso. Agradeço a BAMIN que ofereceu esse momento, nos ajudou e muito”, disse em um relato comovente sobre as dificuldades enfrentadas no passado. “Sou uma sobrevivente de tudo de ruim que já aconteceu na minha vida. Mas persisti e venci”, declarou.
O Feminino em Foco é uma realização do Programa de Comunicação e Interação Social (PCIS) e do Subprograma de Reassentamento Rural, gerido pela Marrikah Consultoria.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da BAMIN em apoiar e fortalecer as comunidades, promovendo ações de valorização e estímulo à autonomia feminina e de oportunidade ao desenvolvimento pessoal, por meio do empoderamento feminino”, afirmou a analista de Relacionamento com Comunidade, Sandra Argôlo.
Este projeto é realizado em atendimento à condicionante do Projeto Integrado da BAMIN da Licença ambiental exigida pelo IBAMA: Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA – Projeto do Empreendimento Porto Sul, registro IBAMA n.º 02001.003031/2009-84 | Licença de Instalação n.º 1362/2020 e registro INEMA nº 2020.001.004926/LIC-04926 – portaria Nº 22.102/2021 /ANO BASE 2023.