Os benefícios das atividades físicas para a saúde são inúmeros. Mas, além de melhorar a qualidade de vida, o esporte tem impacto direto no ambiente de trabalho. Ainda mais quando se trata da prática de uma modalidade coletiva, onde são desenvolvidos importantes valores e habilidades, como liderança, trabalho em equipe e comunicação. José Carlos Valle, Coordenador de Gestão Fundiária e Territorial para implantação da FIOL 1, é exemplo disso.
Apaixonado por esportes aquáticos desde a infância, quando começou a nadar em piscinas para controle da bronquite, José Carlos já praticou natação em águas abertas, caiaque e standup paddle. Em 2023 conheceu a canoa havaiana, atividade em grupo onde todos os participantes remam juntos em uma pequena embarcação, e que vem se popularizando na cidade de Salvador. Tanto que em janeiro deste ano, passou a praticar a modalidade e não parou mais.
“Já tinha experiência com outras atividades de remo, mas quando passei a praticar a canoa havaiana me encantei. Diferente dos outros esportes aquáticos, onde se faz quase tudo sozinho, na canoa havaiana é coletivo. Vamos para a água no mínimo com seis pessoas. É um verdadeiro trabalho em equipe. Exige uma sincronia muito grande entre os participantes”, comenta José Carlos, que treina todas as sextas-feiras na Baia de Todos os Santos.
“As nossas atividades acontecem em águas bem calmas e, por isso, a experiência é supertranquila. É um lazer misturado com antiestresse. Durante a prática ainda desfrutamos de um visual incrível e único. Por isso, sempre que possível, convido meus amigos e colegas a participarem. Imagina um dia conseguirmos formar um time de canoa havaiana da BAMIN?”, almeja o Coordenador, que já tem a companhia do Especialista em Direito Minerário da BAMIN, Francisco Abreu.
José Carlos conta que a experiência proporcionada pela modalidade é levada para o seu dia a dia no trabalho: “Assim como na canoa havaiana, não estou sozinho. Faço parte de um time, onde precisamos colaborar uns com os outros. Para que possamos ter êxito em nossas atividades é importante estarmos em sincronia, assim como no remo. Com todos fazendo o mesmo trabalho, com o mesmo objetivo, vamos alcançar os objetivos e melhores resultados”, conclui.