O projeto “Ciência é Minha Praia”, iniciado pela BAMIN em agosto de 2024, tem levado conhecimento científico e cultura oceânica para escolas e comunidades do sul da Bahia. Com foco na biodiversidade marinha e na pesquisa científica, o projeto, realizado dentro do Programa de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP), já alcançou mais de 200 pessoas em suas quatro edições realizadas, duas em Itacaré e duas em Ilhéus.
Realizado em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS), o projeto realiza ações educativas em escolas e comunidades. Até o momento, duas escolas e duas comunidades já foram contempladas com atividades que complementam os temas transversais das disciplinas curriculares, utilizando metodologias ativas e experiências práticas para promover o aprendizado. A última ação aconteceu em 17 de outubro, na comunidade e na escola municipal de Mamoan, em Ilhéus.
“A reação dos alunos é incrível. É nítida a descoberta, felicidade e admiração em seus rostos ao participarem das atividades. Professores e alunos têm dado feedbacks muito positivos, destacando a importância do projeto para a formação dos estudantes e para a complementação do currículo escolar”, completa Marcelo Dutra, Gerente de Sustentabilidade da BAMIN.
Entre as atividades do projeto estão a observação de animais marinhos vivos, além da promoção de diálogo sobre a importância da conservação ambiental. A ação tem despertado em todo o público, mas especialmente em crianças e adolescentes, a curiosidade sobre o mundo marinho. A iniciativa busca aproximar a ciência da realidade dos estudantes e da comunidade em geral, tornando o aprendizado mais estimulante.
“Nós acreditamos que a educação e a cultura oceânica são essenciais para a construção de um futuro mais sustentável. O projeto desperta a consciência ambiental da população e o interesse pela ciência, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados na proteção dos nossos oceanos”, finaliza.
Essa ação está vinculada a Condicionante 2.4.9.3 -Programa de Educação Ambiental do Empreendimento Porto Sul – Processo nº 202001.003031/2009-84 – Licença de Instalação IBAMA nº1362/2020 (2º retificação), e Processo nº 2020.001.004926/LIC-04926 – Portaria/Licença de Instalação INEMA nº 22.102/2021 .