Gincana Agroecológica mobiliza comunidade de Maniaçu em projeto socioambiental

Iniciativa do programa Trilhos do Desenvolvimento da BAMIN engaja jovens e moradores em atividades educativas sobre sustentabilidade

O “Trilhos do Desenvolvimento” chegou ao último evento do Desafio da Juventude, etapa que marca o encerramento da primeira edição do programa. O programa incentiva jovens de diferentes regiões ao longo do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) a desenvolverem soluções para desafios socioambientais, promovendo mudanças concretas em suas localidades.

A proposta vencedora do lote 4, que abrange os municípios de Caetité, Ibiassucê, Rio do Antônio, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora e Brumado, foi a Gincana Agroecológica, idealizada pelos jovens Larissa Silva Lima, Nicandro Lourran Gomes dos Santos e Karen Luysa. O projeto trouxe dinâmicas educativas sobre sustentabilidade, aproximando moradores de todas as idades do tema ambiental.

A gincana reuniu 40 participantes entre crianças, jovens e idosos, em atividades como perguntas e respostas, jogo da memória, quiz ambiental e uma “caça ao tesouro sustentável”. O objetivo foi fortalecer a conscientização por meio do aprendizado coletivo, algo essencial para uma região onde a agricultura desempenha um papel central na economia.

No encerramento, mudas de plantas e suculentas nativas foram distribuídas, incentivando o plantio e a preservação ambiental, especialmente entre os mais jovens.

Marcelo Dultra, Gerente Geral de Sustentabilidade da BAMIN, enfatizou a importância do engajamento da juventude ao longo do programa. “Foi emocionante acompanhar a trajetória desses jovens, ver suas ideias se transformarem em iniciativas concretas e perceber o resultado gerado em cada comunidade. O resultado foi extraordinário pois cada região trouxe soluções inovadoras e aplicáveis”, afirmou.

Ao comentar sobre os resultados do programa, Marcelo ressaltou o resultado de projetos como esse no desenvolvimento social e ambiental. “Essas ações mostram que a participação comunitária e o compromisso com a sustentabilidade podem gerar mudanças reais. O “Trilhos do Desenvolvimento” não apenas trouxe conhecimento, mas fortaleceu laços e inspirou novas atitudes”, completou.

Sobre o Trilhos do Desenvolvimento

O Trilhos do Desenvolvimento é um projeto da BAMIN que tem como principal objetivo engajar jovens das cidades ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios socioambientais locais. Divididos entre os quatro lotes por onde a ferrovia irá passar, representados pelas cidades de Caetité, Jequié, Tanhaçu e Uruçuca, o Trilhos do Desenvolvimento oferece mentorias, palestras e ferramentas para que os participantes identifiquem problemas de suas comunidades e proponham iniciativas que gerem resultados positivos em suas comunidades. Com temas que vão desde a cadeia produtiva do cacau até a escassez de água, o Trilhos do Desenvolvimento busca fortalecer o protagonismo juvenil e promover mudanças sustentáveis nas regiões participantes.

Este projeto é realizado em atendimento à condicionante “Programa de Educação Ambiental” da licença ambiental federal do empreendimento Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL-1) – Processo Administrativo de número 0200.1021803/2021-56, conduzido pelo IBAMA.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo