Julho Amarelo

Prevenção e combate às hepatites virais ainda são uma importante questão de saúde pública

A BAMIN incluiu este ano a campanha oficial do Julho Amarelo no calendário de campanhas saúde e segurança ocupacional e vem fortalecendo a iniciativa ao promover o diálogo e incentivando atitudes preventivas junto aos times locais.

O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus e pelo uso excessivo de medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Identificar a hepatite pode não ser tão fácil em seu estágio inicial, mas, sintomas como cansaço, febre, náusea, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras podem ser considerados sinais de alerta do organismo.

Ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites continuam sendo uma importante questão em toda a rede de saúde. Testes específicos que identificam a infecção ativa e a geração de anticorpos para hepatite estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece o tratamento completo, independentemente do grau de lesão do fígado. Por isso, além de atualizar o esquema vacinal, que cobre a maioria dos tipos da doença, hábitos saudáveis, boas condições de higiene e contato sexual protegido são as formas mais comuns de prevenção. Mesmo sem sintomas, sempre é tempo de se informar e priorizar uma avaliação hepática, afinal, quando o assunto é saúde, sempre vale a pena se antecipar!

Compartilhe

Pular para o conteúdo