Alunos da Escola Municipal de Sambaituba participaram, na última quarta-feira (11), da formatura do projeto Jovem Empreendedor, criado pela BAMIN. O projeto aconteceu entre outubro e dezembro deste ano com a capacitação de 16 alunos para o mundo do empreendedorismo. Essa 1ª edição do projeto contemplou os estudantes de Sambaituba com quatro encontros formativos e contou com a participação e apoio de professores e da direção da escola. O objetivo é que as próximas edições sejam realizadas com abrangência para outras comunidades de Ilhéus e região.
Neste encerramento, os alunos apresentaram seus projetos à comissão avaliadora. Três iniciativas inovadoras foram premiadas destacando a criatividade dos estudantes do 9º ano. Em 1º lugar com o projeto Brigadeiro Orgânico, a estudante Geovana Aguiar, falou sobre a importância do projeto para ela e outros alunos.
“Gostei muito de participar do Jovem Empreendedor. Estava com muita expectativa, tivemos contratempos, mas nunca desistimos. Eu fiquei em 1º lugar, fiquei muito feliz por isso. Com certeza esse é um primeiro passo para abrir o meu próprio negócio e, o mais importante, é que tivemos aprendizados que vão além da questão profissional. Vamos levar para a vida”, afirmou a jovem estudante.
O pódio ficou completo com os projetos Celular Kids Control, de Geovana Santos e Adriel dos Santos, em 2º lugar, e projeto da estudante Isabela Costa, em 3º lugar, com a proposta de comercializar produtos alimentícios regionais em locais turísticos, incentivando o turismo gastronômico e a economia local.
A ação é realizada pela BAMIN em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS), por meio do Programa de Apoio ao Empreendedorismo. “Nós estamos muito felizes com os resultados alcançados pelo projeto porque essas ações se tornam instrumentos de transformação de vidas para centenas de jovens. Foi uma ação muito importante para despertar o olhar empreendedor e pensar em projetos inovadores com impacto para a sociedade”, afirmou Ramon Chahoulb, coordenador de relacionamento com comunidades da BAMIN.
“Essa ação foi muito importante para o desenvolvimento de todos e todas. Além da motivação, eles ganharam um instrumento para o desenvolvimento pessoal e profissional, para buscar novas oportunidades e ampliar os horizontes. Essa é uma iniciativa que vai levar eles mais longe”, comentou Maura Gleidson, vice-diretora da escola municipal, que atua há 16 anos na comunidade.
A realização do Projeto Jovem Empreendedor está vinculado ao registro nº 02001.003031/2009-84 – Licença de Instalação Nº 1362/2020, Gerenciado pelo IBAMA.