Salvador completa 476 anos encantando e transformando vidas

Conheça a história de três colaboradores da BAMIN que escolheram a capital baiana como lar

Neste sábado, 26 de março, Salvador celebra 476 anos de fundada. Terra de cultura fascinante, a cidade tem o coração acolhedor de mãe, sempre disposta a abraçar tanto os filhos que nela nascem, quanto os que a escolhem para recomeçar. Quem tem o privilégio de conhecer a capital baiana se apaixona e, como no caso de muitos colaboradores da BAMIN, decide ficar para viver a magia que só ela oferece.

Histórias como a do paulistano Luís Silva, que chegou em Salvador com a esposa e o filho de cinco anos, em dezembro de 2022, para assumir o cargo de especialista de tesouraria da BAMIN. “Antes, eu nunca tinha estado na cidade. Só a conhecia dos relatos de amigos que vinham passar o Carnaval aqui”, contou. A estadia deu match. Na chegada, Luís, hoje aos 44, encontrou muito mais do que pontos turísticos e praias famosas. “Me deparei com uma cena cultural rica, com teatros e muitos shows, além de excelentes restaurantes. Não deixou nada a desejar a São Paulo”, garantiu Luís, que adora curtir um jazz na Jam Session do Museu de Arte Moderna (MAM), com a vista inebriante da Baía de Todos-os-Santos.

A nova morada também serviu para a adoção de um novo estilo de vida.  “Em São Paulo eu ia mais ao campo. Aqui, vou à praia com mais frequência, pedalo na Orla. São muitas as possibilidades para a prática de atividade física”, observou. E entre as experiências mais marcantes vividas em Salvador, Luís se lembra com carinho do show de Caetano Veloso na histórica Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no final de 2023. “Fiquei muito emocionado, músicas que cresci ouvindo, que meu pai ouve. Conexão com meu pai, com minha infância, com o meu presente e passado”, recordou nostálgico.

O assistente jurídico da BAMIN, Vinícius Pires, também teve uma relação de amor à primeira vista com Salvador. Residindo na capital baiana há oito anos, veio de Ilhéus, no interior do estado, para estudar na Universidade Federal da Bahia, aos 19. “Encontrei uma cidade solar, com o pôr-do-sol do Farol da Barra e tudo mais que eu queria. Descobri o cenário perfeito para realizar o meu sonho de estudo, nesta cidade que é tão linda”, relatou Vinícius, que ingressou no escritório da BAMIN ainda estagiário, em 2022. “Sou muito agradecido pelas oportunidades que a cidade me deu”, afirmou.

Vinícius é cinéfilo e ama frequentar o Cine Glauber Rocha, cinema de rua na Praça Castro Alves, no Centro Histórico. “Gosto da atmosfera do local, de curtir o terraço do Glauber com um amigo antes de assistir a um filme”, revelou sobre o cantinho preferido de Salvador. Mas, das lembranças mais especiais da cidade, está o dia 21 de dezembro de 2023, quando teve a oportunidade de participar de uma festa exclusiva para fãs da Beyoncé. “Foi marcante ver uma estrela internacional como ela, inalcançável, abraçar Salvador e trazer seus projetos para a cidade”, comemorou.

Ariana como Salvador, a coordenadora de Relações Trabalhistas da BAMIN, Natielem Oliveira, comemora 33 anos de idade nesta sexta-feira (28). Mas a conexão com a cidade vai muito além do signo. Nascida do ladinho da capital, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, sempre frequentou o Farol e o Porto da Barra. “Amo esta cidade, as praias, o pôr-do-sol, pedalar na Orla sozinha, aproveitando a paisagem”, disse. O bairro do Rio Vermelho é o destino preferido dela. “De dia ou de noite, é o lugar que eu mais frequento”, apontou.

Para Natielem, que, assim como a BAMIN, tem orgulho de ser baiana, Salvador é um lugar de alegria, vibrante e colorido, onde as possibilidades de escolha de vida são infinitas. “Eu não consigo me imaginar longe daqui. Se tivesse a oportunidade de recomeçar, escolheria estar em Salvador novamente. As pessoas, a cidade, a energia contagiante – tudo me faz sentir um pertencimento profundo”, expressou.

De toda a equipe da BAMIN, parabéns e valeu, Salvador!

Compartilhe

Pular para o conteúdo