Saúde feminina e a prevenção do câncer de colo de útero

Março Lilás tem como objetivo conscientizar as mulheres e apoiá-las no enfrentamento à doença

 

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Diante deste cenário, em março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, é realizada a campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra a doença.

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Atualmente, a principal forma de prevenção da doença é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Compartilhe

Pular para o conteúdo