Semana de Ética e Governança da BAMIN aconteceu de 11 a 14 de novembro

Evento abordou temas relevantes relacionados a integridade, compliance e riscos corporativos

Foi concluída na manhã de hoje a Semana de Ética e Governança 2024 da BAMIN, que contou com palestras e conteúdos sobre temas relevantes relacionados a integridade, compliance e riscos.

Capitaneado pela área de Compliance, o evento, que aconteceu de 11 a 14 de novembro, este ano ampliou sua abrangência temática, incluindo também a área de Riscos Corporativos. Assim, a antes Semana de Compliance foi rebatizada para Semana de Ética e Governança.

 

 

 

 

 

“Entendemos o sistema de integridade como o esforço composto pelo compromisso de todos, essencial para fortalecer a confiança e a ética em todas as nossas ações. Por isso, estamos felizes em passar a fazer parte deste importante evento que já está no calendário da BAMIN e em ajudar a desenvolver cada vez mais a cultura de gestão de riscos e controles internos”, disse Ricardo Goes, gerente de Gestão de Riscos e Controles Internos da BAMIN.

A semana se iniciou com a abertura do CEO da BAMIN, Eduardo Ledsham, que falou sobre a integridade como uma responsabilidade individual, e seguiu com os times de Compliance e Gestão de Riscos e Controles Internos apresentando conceitos gerais e números sobre a atuação das suas áreas.

 

 

 

 

 

 

O segundo dia teve a integridade nas contratações como tema central, apresentando os nossos controles nos processos de compras, a desmistificação do CPDD (Counterparty Due Diligence – Procedimento de Diligência de Parceiros de Negócios) e a importância das linhas de defesa.

A quarta-feira abordou a atuação da BAMIN sobre diversidade, inclusão, equidade e pertencimento, clima organizacional e contou com a excelente palestra “Vivendo (na prática) um ambiente de trabalho livre de assédio e discriminação”, facilitada pela advogada especialista em integridade, ESG e governança corporativa Roberta Carneiro.

O último dia do evento se iniciou com uma apresentação do diretor de Projetos e Implantação da BAMIN, Alberto Vieira, sobre governança nos nossos projetos e obras. Em seguida, conversamos sobre ética e as cinco dimensões dos controles internos. Encerrando o dia e a semana, tivemos a grande final do BAMIN Compliance Game, que premiou os colaboradores mais antenados nos conteúdos do sistema de integridade em 2024.

 

 

 

 

 

“O BAMIN Compliance Game já é um case de sucesso. Trouxemos a gamificação como estratégia para tornar leves e até divertidos conteúdos que antes eram vistos como maçantes. A cada ano aperfeiçoamos o modelo, no intuito de ampliar ainda mais a participação, e isso tem mostrado resultados muito consistentes na assimilação das nossas políticas, mas também em indicadores de negócio”, concluiu Sandro Oliveira, gerente geral de Compliance da BAMIN.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo