Em meio aos desafios enfrentados pela juventude de Jequié (BA), onde o mercado de trabalho e a falta de oportunidades limitam as perspectivas, conheceremos neste texto da série Vozes dos Trilhos um pouco da história de Carolina Mendes Limeira, de 26 anos, um exemplo de superação e transformação.
Sua trajetória é marcada pela determinação e pelas conquistas que, junto com sua equipe, ela compartilhará por meio do projeto “As Portas das Experiências”. O projeto, premiado pelo Trilhos do Desenvolvimento no Lote 2, receberá o apoio e financiamento da BAMIN. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens para o mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo.
Carolina, assim como muitos jovens de sua região, enfrentou desafios quando o assunto é formação e capacitação. Apesar das dificuldades, encontrou no apoio familiar a base para suas conquistas, especialmente em sua mãe, que sempre a incentivou: “Minha mãe foi minha maior inspiradora; ela me ensinou a ler em casa e nunca deixou que eu desistisse dos meus sonhos “, relembra. Essa orientação e resiliência familiar deram a Carolina a força para seguir em frente, permitindo que concluísse cursos em edificações, informática e administração, além de licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)..
No projeto Trilhos do Desenvolvimento, o grupo de Carolina apresentou uma proposta que traduz sua visão de transformação: capacitar jovens para o mercado de trabalho. A iniciativa, chamada “As Portas das Experiências”, buscará oferecer uma série de oficinas práticas, palestras e rodas de conversa, com o objetivo de preparar os participantes para o ambiente profissional. ‘Nosso projeto combina aprendizado com suporte contínuo e oportunidades de networking, ajudando os jovens não apenas a se prepararem para entrevistas, mas também a desenvolverem uma mentalidade empreendedora,’ explica Carolina.
(Foto: Divulgação)
Carolina não esconde a satisfação em fazer parte do Trilhos do Desenvolvimento. Ela destaca a importância do projeto em não só oferecer conhecimento técnico, mas também promover o desenvolvimento humano. “É uma iniciativa brilhante. Ele incentiva o empreendedorismo e abre portas para quem deseja construir um futuro melhor”, avalia Carolina. Para ela, o projeto foi tão marcante que decidiu eternizar essa experiência em um livro onde contará toda a sua trajetória, incluindo o resultado que a participação teve em sua vida e em seus objetivos.
O Trilhos não só ampliou os horizontes de Carolina Mendes como também reforçou seu compromisso em retribuir à comunidade. “Esse projeto é uma mudança real e duradoura na vida dos jovens. Mostra que a juventude é capaz de transformar a sociedade e de enfrentar os desafios, com inteligência e empatia”, reflete.
Sua história e sua proposta refletem a força que o projeto pode ter em cada participante, provando que, assim como os trilhos da FIOL ligam cidades e regiões, o projeto também é uma rota para um futuro promissor e uma vida com mais oportunidades.
Este projeto é realizado em atendimento à condicionante “Programa de Educação Ambiental” da licença ambiental federal do empreendimento Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL-1) – Processo Administrativo de número 0200.1021803/2021-56, conduzido pelo IBAMA.